BWF Metadata no Pro Tools HD

Como usar a metadata presente nos arquivos BWF dentro do Pro Tools HD para acelerar processos.

Ao iniciarmos a edição de som de um filme, série de tv procuramos usar a metadata contida nos arquivos BWF (broadcast wave) gravados no set, para nos informar sobre nomes dos canais, número de cena, plano e take, timecode original entre outras coisas.

A partir da versão do Pro Tools 9 HD (se não me engano, talvez seja PT 10) foi criada a função “Field Recording Guide Track”, que permite ao editor a partir de um dos canais originais, “puxar” os outros canais linkados a partir da metadata contida nos arquivos.

metadata som direto pro tools hd

Minha idéia foi empregar a funçao “Field Recording Guide Track” para conformar uma quantidade enorme de “versões” da mix de um longa que estava acabando. Ao preparar os deliveries internacionais do “Aquarius”, assim como em outros filmes, foi preciso montar o filme em continuidade. Durante o processo de mixagem, geralmente monto uma sessão de pro tools com o filme em continuidade, a partir de um arquivo 5.1 da mix por rolo, para que possamos assisti-lo como um todo. O objetivo é obter uma maior percepeção da dinâmica do filme, entender como estão as passagens de rolo, ter uma audição global da coisa.

Neste momento em que era preciso entregar em continuidade a Mix 5.1, MeE 5.1, Mix 2.0, MeE 2.0 e a mix masterizada para Bluray e Ebu R128, é que a metadata veio bem a calhar. Assim a partir de uma pista com um dos canais desta mix 5.1, anteriormente montada em continuidade, foi possível re-linkar todos os arquivos produzidos individualmente como os STEMS, a M&E, a MIX STEREO, etc… veja na foto:

metadata som direto pro tools hd

Ou seja, a partir do canal .L da mix 5.1 (em vermelho, primeiras 6 pistas) foi possível, automaticamente, a partir do match criteria de TIMECODE e primeiras 5 letras do nome, fazer com que o pro tools importasse em sync e com a mesma edição da pista GUIDE, todas as outras versões que eram solicitadas em continuidade.

metadata som direto pro tools hd janela pro tools match criteria

Um pequeno truque. Espero que possa ajudar vcs também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
×